Pesquisar este blog

Implantodontia

                       

                           Implantodontia
                                                   Carga imediata por Leonardo Barreto

O alto índice de sucesso e segurança mostrados por grandes profissionais, grandes universidades e centros científicos, acompanhados por vários anos, fez com que até a equipe do Professor Branemark (pai da osseointegração), através de inúmeras pesquisas realizassem algumas mudanças em relação ao protocolo inicial, permitindo implantações imediatas a exodontias, em um único estágio cirúrgico como também aceitassem de forma irrevogável a CARGA IMEDIATA. Esta mesma equipe não teve como fugir de uma antiga realidade e acabou por desenvolver um novo sistema para implantes de carga imediata e o denominou de BRANEMARK NOVUM. Estudos de cindo anos demonstraram o mesmo nível de reabsorção óssea comparado ao protocolo original (ERICSON, 2000). Outros autores como SCHNITMAN, BECKER entre outros confirmaram que implantes em função imediata, quando rigidamente ferulizados atuam de forma similar a implantes restaurados pela técnica convencional mediata.

Segundo NISHIOKA, BOTTINO e colbs. considera-se que a funcionabilidade das fixações possa ser caracterizada como: tradicional ou tardia (mais de quatro meses), precoce (aproximadamente 20 dias) e imediata (no dia da cirurgia).

Em uma pesquisa realizada por SCHNITMAN (1990, 1997), foram colocados cinco implantes na região intermentoniana e uma distal a cada forame mentoniano. Os implantes intermentonianos foram colocados em carga imediata no dia da cirurgia, permanecendo sepultos os dois implantes distais aos forames mentuais e aí permaneceram para controle. Passados os meses do protocolo Branemark os implantes sepultos estavam em iguais condições aos que receberam a prótese. HENRY & ROSENBERG em 1994 observaram o mesmo resultado em quatro implantes em região anterior da maxila.

A primazia pela estética e a rapidez em nossos trabalhos são uma constante em nossas clínicas, nossos paciente a cada dia nos exigem materiais sem metal e neste grupo também entram nossos pacientes na implantodontia, e um dos pontos ímpares desta opção de técnica é a imensa satisfação do paciente, tanto pelo conforto pós cirúrgico quanto pelo fato de não existir o período convencional para a espera da osseointegração. Com a carga imediata nossos pacientes estarão socialmente ativos sem a necessidade do uso de uma prótese removível, o que às vezes é extremamente desconfortável.

Temos uma vasta experiência de 16 anos com carga imediata em todos os níveis, ao ponto de colocarmos para nossos pacientes tratamentos realmente previsíveis de sucesso, contamos com vários trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Hoje, com os recentes estudos comprovando ainda mais esta técnica somente nos faz felizes por termos trilhado o caminho certo durante um período que éramos criticados ou mal compreendido pelos colegas menos experientes em implandodontia.